04/2010 Palestra no CLAEM (Congresso Latino Americano de Escolas de Música) com o tema “Gestão Empresarial para diretores de escolas de música da América Latina”. |
464
post-template-default,single,single-post,postid-464,single-format-standard,edgt-core-1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-3.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

04/2010 Palestra no CLAEM (Congresso Latino Americano de Escolas de Música) com o tema “Gestão Empresarial para diretores de escolas de música da América Latina”.

04/2010 Palestra no CLAEM (Congresso Latino Americano de Escolas de Música) com o tema “Gestão Empresarial para diretores de escolas de música da América Latina”.

Souza Lima aposta no intercâmbio musical e recebe reconhecimento internacional

Apostando na difusão do ensino musical e no intercâmbio com diversas instituições estrangeiras, o Souza Lima representa o Brasil em eventos renomados na Europa e América Latina, através do Projeto Internacional de Difusão do Ensino Musical.

O primeiro evento acontece de 19 a 23 de março, no Conservatori del Liceu, em Barcelona (Espanha), onde os professores Lupa Santiago, Marcelo Coelho e Sizão Machado realizarão workshops, shows e o lançamento internacional de seus livros: “Improvisação Moderna Vol.1” (Lupa Santiago), Métricas Ímpares (Lupa Santiago e Carlos Ezequiel), “Novo Dicionário de Acordes para Guitarra e Violão” (Lupa Santiago) e o inédito “Contrabaixo Brasileiro” (Sizão Machado), lançado simultaneamente no Brasil e no exterior. Todos os livros são distribuídos pela Editora Souza Lima no Brasil e, no exterior, pela editora alemã Advance Music.

De 24 a 30 de março, os músicos seguem para a Centre Des Musiques Didier Lockwood, em Paris, (França), para realizar o Curso de Música Brasileira, que contará com workshops, shows e palestras sobre música brasileira. No mesmo período, o presidente do Souza Lima, Antonio Mário Cunha, visita a Musikmesse, a maior feira de instrumentos musicais do mundo, em Frankfurt (Alemanha), para estreitar seus relacionamentos internacionais.

De 27 a 30 de abril, acontece o I Congresso Latino-Americano de Escolas de Música, que reunirá escolas de diversas localidades como: Aruba, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além da participação dos diretores da faculdade norte-americana Berklee College of Music. O congresso acontece em abril na unidade Jardins do Souza Lima e objetiva principalmente atroca de informações acadêmicas, pedagógicas, administrativas e a adaptação para a realidade latino-americana – tema de uma das palestras que será ministrada pelo presidente do Souza Lima, Antonio Mário Cunha. O congresso ainda contará com workshop de música brasileira do baixista e professor Sizão Machado e de música latina, com o baixista e padrinho do evento, Oscar Stagnaro, entre outras atrações.

Em maio, o assistente internacional, saxofonista e doutor em música, Marcelo Coelho participa pelo Souza Lima no Encontro Internacional da JEN (Jazz Educators Network) nos EUA, representando o Brasil no evento em que estarão presentes as principais escolas e universidades de jazz do mundo, além de inúmeros segmentos relacionados a este estilo musical como: gravadoras, rádios, editoras, fábricas de instrumentos, entre outros.

Em junho, a escola participará, com Antonio Mário e o vice-diretor, guitarrista e mestre em música, Lupa Santiago, do BIN (Berklee Internacional Network) que acontecerá no Equador. É a sexta participação do Souza Lima no evento que acontece a cada dois anos, em diferentes países. Em seguida, Mário e Santiago partem para a Colômbia para realizar audições de bolsas de estudo para a Faculdade Souza Lima & Berklee na conveniada Emmat.

Em julho, acontece na Holanda o Encontro Internacional da IASJ (International Association of School of Jazz) e terá a presença de Lupa Santiago, Sizão Machado e Marcelo Coelho. Na ocasião, o presidente Antonio Mário Cunha receberá a chave do congresso, para sediar a primeira passagem do evento pelo Brasil, em 2011. Cunha também foi convidado a participar do board, responsável pela idealização e organização do evento, como diretor, que indicou seu vice, o guitarrista Lupa Santiago, que assumirá o cargo em ainda neste ano. É a 5ª participação consecutiva do Souza Lima no evento.

Em seguida, os músicos seguem para Dublin (Irlanda), onde acontece o IRSA Meeting (Internacional Rhythmic Studies Association) na New Park School (Irlanda). O encontro, idealizado pelo Souza Lima, visa a disseminação e conhecimento dos estudos rítmicos no jazz e na improvisação musical. Chamado no Brasil de Congresso Internacional de Polirritmia, o evento é o único no mundo direcionado ao assunto e pela primeira vez será sediado no exterior.

No mesmo mês Lupa Santiago e Marcelo Coelho realizam workshops e shows na Alemanha em parceria com a editora Advance Music, responsável pelo lançamento internacional das publicações da Editora Souza Lima, que atualmente possui dez livros lançados.

Para o presidente do Souza Lima, Antonio Mário Cunha, “o projeto utiliza a música como meio para unir fronteiras, difundindo a música brasileira e, ao mesmo tempo, gera uma confluência de culturas, algo que poderá ser aproveitado tanto pelo o estudante brasileiro ao absorver estas informações, quanto pelo aluno estrangeiro, que estará em contato com a nossa rica cultura. O Brasil é o país do presente e a educação é o fator primordial para o crescimento da nação. Importar e exportar conhecimentos são essenciais neste processo.”
O Souza Lima iniciou a empreitada internacional em 1998, ao firmar o convênio com a Berklee College of Music, em Boston (EUA), sendo a única no Brasil com o programa de transferência de créditos para a Berklee, ou seja, o aluno estuda dois anos no Brasil e os dois últimos no exterior.
Em 2002, o Souza Lima firmou mais uma parceria nos EUA, mas desta vez em Los Angeles, com o MI (Musicians Institute) que oferece cursos de gravação, interpretação musical, produção, entre outros.  Além disso, nutre intensa parceria com os Consulados dos Estados Unidos, França e Argentina.
Além de representar o Brasil no exterior, o Souza Lima recebe frequentemente, importantes nomes da música, como: Steve Morse (Deep Purple), Dominic Miller (Sting), Abraham Laboriel, Mike Moreno, Michael Brecker, Joe Lovano, Lee Konitz, Scott Henderson, B.B.King, Mike Stern, Hermeto Pascoal, Robertinho Silva, Kurt Rosenwinkel etc, para realizar workshops, shows, oficinas e seminários no SL Music Hall. Entre os principais eventos realizados, destaca-se o Congresso Internacional de Polirritmia Souza Lima e o Souza Lima Internacional Jazz & Brazilian Music Camp, ambos em parceria com a The Jamey Aebersold Jazz Studies Program e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os eventos já estão em sua terceira edição.

www.souzalima.com.br

Informações à imprensa:
Paula Witchert
Assessoria de Imprensa
paula@souzalima.com.br
+55 11 3884-9149 ramal 211