06/2008 Conservatório Souza Lima representa o Brasil pelo mundo |
494
post-template-default,single,single-post,postid-494,single-format-standard,edgt-core-1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-3.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

06/2008 Conservatório Souza Lima representa o Brasil pelo mundo

06/2008 Conservatório Souza Lima representa o Brasil pelo mundo

Conservatório Souza Lima representa o Brasil pelo mundo

O Conservatório Musical Souza Lima é uma das maiores instituições de ensino de música do país, mas o Diretor Antonio Mário da Silva Cunha sempre desejou ultrapassar as fronteiras do Brasil. Esta meta começou a virar realidade em 1998 ao firmar o convênio com a Berklee College of Music, em Boston, EUA. Atualmente, o Conservatório Musical Souza Lima é a única e exclusiva escola do Brasil a ter o programa de transferência de créditos para a Berklee, ou seja, o aluno estuda dois anos no Brasil, na Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee com professores renomados e depois vai a Boston terminar seus estudos lá na faculdade.

A cada dois anos, Antonio Mário Cunha leva o Conservatório Musical Souza Lima para representar o Brasil nos encontros do BiN (Berklee International Network), em que estão presentes todas as escolas conveniadas do mundo. Em 2000, foi na Grécia; em 2002 e 2006 Boston e em 2004 Japão. Em 2002, o Conservatório Souza Lima firmou mais uma parceria em Los Angeles, mas desta vez em Hollywood, com o MI (Musicians Institute) que oferece cursos de gravação, interpretação musical, produção e entre outros.

Alunos de vários países da América Latina passaram a estudar no Souza Lima, como peruanos, bolivianos, argentinos, uruguaios e entre outros, o que levou o Souza Lima a realizar convênios com outras escolas destes países, iniciando assim o SLCE Internacional (Souza Lima Convênio Escola).

Este processo continuou depois da ida do diretor, Antonio Mário Cunha, do vice-diretor, Lupa Santiago e do professor, Marcelo Coelho, ao 17º Encontro Internacional da IASJ (International Association of Schools of Jazz), Siena, Itália, em julho de 2007, em que as passagens aéreas da instituição foram subsidiadas pelo Programa de Intercâmbio do Ministério da Cultura. Na ocasião, a escola era a única representante do Brasil e Antonio Mário realizou uma palestra sobre o Conservatório Souza Lima e o SLCE (Souza Lima Convênio de Ensino), além de lançar a candidatura do Brasil para sediar este mesmo evento em 2010.

Marcelo Coelho ministrou um workshop sobre polirritmia, que consiste na tese de doutorado dele, defendida em fevereiro de 2008, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sob orientação de Rafael dos Santos. O aluno Gustavo D’Amico também foi representando o Brasil e o Souza Lima, em que participou da jam session que ocorreu durante o Encontro, onde se destacou dos demais durante a audição, sendo elogiado pelo próprio David Liebman, além de um dos maiores saxofonistas do mundo, é o diretor artístico do IASJ.

Aliás, esta associação é uma das maiores do segmento do gênero. Além do Conservatório Musical e Faculdade Souza Lima & Berklee ser integrante dela, também é da IAJE (Associação Internacional de educação de Jazz), que reúne 35 países associados.

Ainda em 2007, o Conservatório foi convidado para participar do 9º La Plata Jazz Festival e 2º Seminário Internacional de Jazz, em que foi o professor Marcelo Coelho com doze alunos da Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee. O festival aconteceu entre os dias 5 e 12 de outubro na Argentina e o professor ministrou o masterclass “Rhythmic Line Approach for Composing and Improvising” no EMU Educacion Musical e tocou com o pianista Michael “Jefry” Stevens.

“A experiência em La Plata com os colegas do SL e os professores dos seminários expandiu meus horizontes musicais, complementando ao que já vinha aprendendo na Faculdade Souza Lima. Gostei demais!”, diz Antônio Andrade. E a aluna Ana Carolina completa “Participar do Seminário de Jazz em La Plata foi uma experiência muito importante pra mim. Principalmente pelas trocas de experiências culturais e sociais que aconteceram lá. Agora é só estudar e esperar o próximo!”. Para finalizar: “La Plata foi uma experiência inesquecível, lugar onde as experiências pessoais e musicais foram trocadas com intensidade única. A atmosfera do festival e do seminário foi muito agradável e, ao mesmo tempo, intensa. Foi uma ocasião para aumentar os laços de amizade já existentes, mas também criar novas amizades, tudo através da música.”, conclui o aluno Daniel Palermo.

O ano de 2008 já começou com mais uma participação internacional do Souza Lima, desta vez, foi no 35º Encontro Internacional da IAJE (International Association for Jazz Education), em Toronto, Canadá, entre os dias 8 e 12 de janeiro com a missão de representar o Brasil. Para este evento foram Antonio Mário, Lupa Santiago e Marcelo Coelho. Aliás, este último foi novamente para a Argentina, realizar três workshops sobre polirritmia em diferentes escolas de música e mais seis shows em casas de jazz, como parte de um intercâmbio entre músicos brasileiros e argentinos.

Além de representar o Brasil lá fora, o Conservatório Musical Souza Lima traz importantes nomes internacionais para o Brasil, onde ministram workshops, shows, oficinas e seminários no SL Music Hall. Entre os principais eventos realizados em 2008, destacam-se o 1º Congresso Internacional de Polirritmia Souza Lima e o 1º Souza Lima Internacional Jazz & Brazilian Music Camp, ambos em parceria com a The Jamey Aebersold Jazz Studies Program e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Nestes dois eventos vieram nomes, como Stephane Payne (trompete), Mats Holtne (guitarra), Andrés Vestergard (bateria), Conor Guilfoyle (bateria), Ronan Guilfoyle (baixo), Paul Williamson (trompete), Rory Stuart (guitarra), Mike Tracy (saxofone), Ansyn Banks (trumpete), Jim Connerley (piano), Jason Tiemann (bateria), Jerry Tolson (vocal), Rafael dos Santos (piano), Marcelo Gomes (guitarra), Daniel Maudonnet (piano) e Sizão Machado (baixo).

Em fevereiro, o Conservatório Souza Lima trouxe para o Brasil o saxofonista, clarinetista, baixista, flautista e compositor Karlheinz Miklin, atual presidente do IASJ, para a realização de um workshop. E, ainda, o baixista Oscar Staganaro do Peru realizou o Warwick day com um workshop no SL Music Hall e um show no Bar Ao Vivo com sucesso absoluto.

Neste mesmo ano, o Souza Lima também esteve em Riga, Letônia, onde participou do 18º Encontro Internacional da IASJ. Para fechar o primeiro semestre, em junho, Lupa Santiago e Antonio Mário participaram no encontro anual do BiN (Berklee International Network), na Alemanha, que reuniu todas as escolas do mundo conveniadas.

Firmou diversos projetos, entre eles um intercâmbio com Israel, na “Rimon School of Jazz”, já enviando neste ano o aluno saxofonista Gustavo d`Amico para um Festival de Jazz  e com a escola “ L’ Aula de Musica Moderna e Jazz “ de Barcelona, Espanha, tendo como um dos objetivos a apresentação do Souza Lima como uma escola versátil e pioneira em diversos segmentos educacionais.

O ponto alto desta última viagem foi a parceira firmada pelo Souza Lima com a editora Advance Music de Rottenburg, Alemanha para lançar mais um importante projeto; a Editora Souza Lima, em que os três primeiros livros lançados são “Improvisação Moderna – Volume I”, de Lupa Santiago; “Técnicas de baixo elétrico na música brasileira”, de Gilberto de Syllos e “Interpretação Melódica para Bateria”, de Carlos Ezequiel. Estes livros serão lançados em diversos idiomas pelo mundo e ainda conta com a parceria do artista plástico Tide Hellmeister, considerado pela crítica especializada como o mestre da colagem e da tipografia.

Ainda neste ano, os professores Antonio Mario Cunha, Lupa Santiago e Marcelo Coelho e mais 15 alunos da Faculdade representaram o Brasil no 3º Seminário Internacional de Jazz e 10º Festival de Jazz de La Plata, Argentina.

Para 2009, já estão agendadas por enquanto mais três viagens pelo mundo, Lucerne, Suíça, para o 19º Encontro da IASJ; uma visita ao Conservatório Liceu, em Barcelona, Espanha, para firmar um intercâmbio internacional e a realização do Brazilian Music na Universidade de Louisville no Kentucky, Usa.

Colaboração: Mariana Sayad
Prof. Antonio Mario Cunha
Diretor do Souza Lima Ensino de Musica,
Conservatório e Faculdade Internacional